5 dicas para diminuir a ansiedade


O primeiro passo para você conseguir diminuir a sua ansiedade, é identificar o que está causando o seu aumento. Observe se tem algum fator externo que potencializa essa emoção, algum ambiente que você não se sinta seguro, não se sinta bem, se são os seus pensamentos que não estão equilibrados… um relacionamento, o que está te tirando do seu eixo nesse momento da sua vida? Vou te dar algumas dicas de comportamentos que aumentam a ansiedade. Se tiver algum deles, está na hora de fazer diferente!


1. Acabe com as listas mentais.


Lista mental é um grande pesadelo para o seu cérebro. O medo de esquecer alguma coisa faz com que você se mantenha atualizando essa lista mentalmente a todo momento causando o aumento da ansiedade. Uma dica é você anotar todas as suas tarefas em algum lugar, e separar por ordem de prioridade: longo prazo - médio prazo - curto prazo.


2. Pare de brigar com outras pessoas dentro da sua cabeça.


É muito comum ficarmos discutindo com alguém dentro da nossa cabeça. Te digo que não vale a pena pensar assim! É melhor você fechar os seus olhos, imaginar essa pessoa na sua frente e dizer de uma vez só tudo que ficou engasgado dentro de você. Depois de fazer isso, com certeza se sentirá aliviado! Mas pare de criar os diálogos.


3. Troque a pontuação dos seus pensamentos.


Observe os seus pensamentos e me diz se a pontuação que você mais usa não seria o ponto de interrogação (?). Uma mente cheia de dúvidas aumenta a sensação de medo e por consequência a ansiedade. Troque as perguntas que você se faz por afirmações e busque soluções em seus pensamentos, em vez de criar novos problemas.


4. Gerencie melhor o seu tempo.


Quantas vezes você se diz: não vai dar tempo! Isso é sinal que você está tentando fazer 48h caberem em 24h. É muito importante ter uma agenda organizada e saber gerenciar o tempo para que você não se atropele no dia a dia.


5. Gerencie bem os seus pensamentos.


Seus pensamentos não podem te dominar. Você é a pessoa quem produz os pensamentos que passam pela sua cabeça. Isso quer dizer, que você pode ter total domínio sobre o que pensa. A partir de hoje, não deixe mais o seu pensamento correr solto, escolha o que quer pensar.


Espero que você tenha gostado dessas dicas!


Até a próxima!

Psicóloga

Tatiana Auler

160 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo