Acredite! Mudar é possível! A Neurociência nos explica o porquê!


Você sabe o que é Neuroplasticidade? E o que Ela faz em nosso cérebro?


Durante muito tempo acreditava-se que o cérebro humano ao longo do seu desenvolvimento perdia a capacidade de aprendizagem, ou seja, quanto mais idade o indivíduo possuía, menos seriam as chances do aprendizado ocorrer. Quantas vezes nós escutamos um velho ditado: “pau que nasce torto, morre torto”, acredito que esse seja talvez um dos ditados mais conhecidos por todos nós, pois então, a neurociência veio para desmistificar essas crenças e conta para nós que podemos sim aprender e mudar durante toda nossa existência, se assim desejarmos e tivermos condições cognitivas e emocionais para tal.


Neuroplasticidade é a capacidade do indivíduo de se adaptar a novas mudanças através do seu sistema nervoso, ou seja, o nosso cérebro possui a capacidade de mudar e se adaptar a diferentes contextos e aprendizagens, é claro que tudo isso influenciado pelo nosso meio externo e interno, quando o indivíduo é estimulado adequadamente ele muda padrões, crenças, valores e comportamentos. Vou te dar um exemplo de neuroplasticidade, ao ler esse texto você está modificando suas conexões neurais, então ao ver, ou ouvir em algum outro lugar a palavra neuroplasticidade você pode interliga-la ao texto que leu e através de suas experiências dar um significado a esse conteúdo. O nosso cérebro ele faz novas conexões a todo momento, se for um assunto do seu interesse, você irá busca-lo em outras fontes, e isso irá fortalecer essas novas conexões, caso não seja, depois de algum tempo você terá esquecido, pois o nosso cérebro foca no que faz sentido e é importante para nós.

Então podemos dizer que “pau que nasce torno, não morre torto”, pois quando o indivíduo despertar em si a vontade de mudar e dar sentindo à sua vida, e as suas escolhas, ele possui a ajuda da máquina mais bem sucedida da humanidade, seu cérebro, basta procurar os estímulos adequados e necessários a essas mudanças.


O Autoconhecimento é uma importante ferramenta para que essa mudança se torne concreta, pois quando nós observamos e passamos a entender o porquê de nossas escolhas e comportamentos, fica mais fácil identificar os padrões que queremos mudar, nos tornamos mais conscientes, e isso é fundamental para que possamos encontrar novos caminhos através da neuroplasticidade.


Neuroplasticidade acontece independentemente do seu querer, aproveite a oportunidade que temos a cada dia, e mude os padrões que ainda te limitam, procure atividades que lhe tragam prazer e desperte em você a vontade de viver mais e melhor a vida!


Fernanda Silva

Pedagoga

75 visualizações0 comentário

Contato

whatsapp-cinza.png

Navegação

© Instituto de Treinamento Auler Ltda. | CNPJ 25.289.131/0001-61 | Atendimento@institutoauler.com.br | Tel.: (21) 99740-1860. 

Criação Brothers Design