Aprenda os benefícios da checagem emocional ao acordar


Todos os dias, ao acordar, a primeira coisa que eu faço é o exercício de checagem da técnica Mindfulness. Vou explicar a importância desse exercício para você poder compreender os seus benefícios e aplicá-lo em seu dia a dia.


Sabemos que todos os dias oscilamos emocionalmente. Acordamos alegres, podemos nos perceber irritados ou ansiosos ao pensar nas obrigações no decorrer do dia e, quando terminamos tais obrigações, podemos nos enxergar alegres novamente. Essa oscilação emocional acontece porque a emoção é uma resposta química gerada pelo nosso cérebro a partir das experiências que vivemos em nosso dia a dia.


Às vezes, acontece de acordarmos de mau humor, não é verdade? E por que será que isso acontece, já que não vivemos nada de especial enquanto estávamos dormindo e, portanto, não tivemos nenhuma experiência que justifique esse mau humor matinal? Pode ser que você não esteja tendo uma boa qualidade de sono. A consequência é a mudança da química do seu corpo. Por conta disso, as suas emoções não ficam equilibradas, o que geram mau humor. Assim, você acorda e percebe que o mau humor está presente 100% em você.


A importância da checagem emocional começa na observação do seu estado de humor. Uma noite mal dormida pode significar um dia ruim, caso você não identifique que está de mau humor e não faça algo para mudar esse estado. O exercício de checagem consiste em você se observar, se perguntando: como estou me sentindo neste momento? Como está o meu estado de humor agora? Essas perguntas ajudam você a conscientizar-se do seu estado de humor para poder modificá-lo.


Entendo que seja muito difícil a ideia de que é possível mudar o estado de humor de mau humor para bom humor, ainda mais quando se está irritado ou ansioso. Mas se você praticar o exercício da checagem, um dia fará essa mudança facilmente.


Como falei anteriormente, a prática de checagem emocional é bem simples e você pode aplicá-la em qualquer hora do dia. Não precisa ser apenas pela manhã. Vamos ao exercício!


Você irá fechar os seus olhos, respirar profundamente por pelo menos três vezes e se fazer as seguintes perguntas: como estou me sentindo neste momento? Como está o meu estado de humor agora? Você irá imaginar um semáforo com as suas três cores: vermelho, simbolizando emoções mais tóxicas, pensamentos muito acelerados, corpo tenso; amarelo, indicando uma emoção menos tóxica, mas que ainda te incomoda, não te deixa relaxado; e por fim, o verde, quando existe uma identificação de uma leveza, emoções e pensamentos tranquilos. Você irá investigar a sua emoção naquele momento e relacioná-la a uma das cores do semáforo. Caso você correlacione suas emoções com as cores vermelha ou amarela, é sinal de que você precisará de um minuto para equilibrar o seu estado de humor. Por um minuto, utilize o recurso da respiração, associe-o com o resgate de boas memórias, de bons momentos. Uma boa música também ajuda. Apenas respire e busque mudar o seu humor para o sinal verde. Esse exercício irá te ajudar a regular o seu humor e melhorar a qualidade do seu dia.


Dê pequenas pausas no seu dia para verificar o seu estado de humor e você verá a diferença na sua qualidade de vida.


Tatiana Auler

Psicóloga

CRP 05/56969

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