Como a meditação pode aliviar o seu estresse emocional?

O que mais escuto quando proponho meditação às pessoas que têm uma mente acelerada é: Não consigo! Sou muito ansiosa... Preciso primeiro me acalmar para conseguir meditar!


Existe uma ideia estereotipada de que as pessoas que meditam são previamente calmas, tranquilas, equilibradas... só que não! É muito provável que essas pessoas que você encontra por aí meditando um dia já estiveram em um nível de estresse emocional muito grande e, por conta disso, buscaram a meditação como alternativa para se acalmar.


Com tantos estímulos que recebemos em nossas vidas, a nossa mente precisa de um descanso. Imagina um computador que fica ligado por 24h sem parar.Chega uma hora em que você acha necessário desligá-lo para que ele possa "descansar", não é verdade? Com a sua mente não é diferente. É claro que não existe a possibilidade de desligarmos o nosso funcionamento mental (pensamentos), mas podemos desacelerar para recuperar a energia e mudar a qualidade química do nosso cérebro. Se você mantém o seu cérebro a todo vapor, provavelmente o seu corpo começará a reclamar de dores, cansaço, estresse...Isso acontece porque a química do cérebro acaba não sendo boa, o que causa todas essas consequências. Para aumentar a sensação de bem-estar físico, emocional e mental, é necessário manter uma boa qualidade dessa química, que envolve os nossos bons hormônios, e isso é totalmente possível apenas com a meditação.


Gosto muito da técnica de meditação de Mindfulness. A ideia dessa meditação é que você desenvolva o domínio de seus pensamentos e consiga, por consequência, diminuir a sua agitação interna. É incrível como respirar faz bem! Você já experimentou meditar? Faça assim:mantenha-se em uma posição relaxada e confortável. Esqueça a rigidez de ter que ficar com as pernas cruzadas. Fique como o seu corpo quiser ficar e RESPIRE! Enquanto estiver respirando, naturalmente pensamentos irão surgindo, mas você não precisa se apegar a eles. Apegar-se seria ficar elaborando o pensamento. Reconheça que o pensamento apareceu, agradeça e deixe ele ir. Depois de 5 minutos fazendo essa prática, tenho certeza de que você se acalmará pelo resto do seu dia ou de sua noite de sono.


Não julgue a experiência antes mesmo de vivenciá-la. Abra esse espaço para meditar em sua vida, e a meditação fará um bem enorme para você!


Tatiana Auler

Psicóloga Comportamental

CRP 05/56969



17 visualizações0 comentário

Contato

whatsapp-cinza.png

Navegação

© Instituto de Treinamento Auler Ltda. | CNPJ 25.289.131/0001-61 | Atendimento@institutoauler.com.br | Tel.: (21) 99740-1860. 

Criação Brothers Design