Como lidar com as frustrações da vida.



O tempo que você tem de vida é o tempo que você tem que lidar com as suas frustrações. Desde a primeira infância, você se frustra em relação aos seus desejos. Seja por um brinquedo que queria, e não pode ter, seja por um colo que não te deram, uma guloseima fora de hora que te negaram... A frustração acontece. O primeiro convite que eu lhe faço é refletir sobre como os seus pais lhe ensinaram a lidar com as suas frustrações e como eles lidavam com as deles. Lidar bem com as frustrações faz parte de um aprendizado. Se seus pais não lhe ensinaram a fazê-lo de uma maneira saudável, provavelmente, ainda nos dias de hoje, você não vai lidar da melhor maneira.


Outro convite que te faço é a refletir se seus pais evitavam que você se frustrasse. Essa evitação pode ocorrer de diversas formas. Uma delas é fazendo o que você queria ou, se não conseguiam atender às suas expectativas, lhe davam outra coisa para compensar; todo um malabarismo para evitar que você sofresse. O lado ruim dessas ações é fazer com que você acredite que todos os seus desejos TÊM QUE SER atendidos e/ou compensados de alguma maneira (uma dinâmica que pode até levar à compulsão). Outra possibilidade é a privação dos seus desejos, ou seja, o que você desejava não era validado e ainda desqualificado, te fazendo acreditar que você nunca vai ter o que quer, ou, em outras palavras, que não é merecedor de ter o que deseja. Seja por um lado ou por outro, não existiu um aprendizado saudável na relação entre os desejos e frustrações.


Como corrigir esse comportamento?


Pensando que hoje você é uma pessoa adulta e, portanto, responsável pela suas escolhas, entendemos que a maneira com a qual você lida com as consequências que vive por escolher uma coisa ou outra dependem única e exclusivamente de você. Não existe mais uma pessoa intervindo por você ou tentando, de certa forma, "mascarar" as consequências ruins quando aquilo que você deseja não acontece. O fato é que você vai se frustrar, isso é certo. Agora, a maneira como você lida com as frustrações é o que dimensiona o tamanho do seu desconforto emocional.


Afinal, como lidar com as frustrações que a vida impõe? Sei que vai ser difícil colocar em prática o que vou escrever, mas é necessário e vai diminuir o seu sofrimento. O primeiro passo para lidar bem com a frustração é a aceitação; aceitar o que aconteceu e parar de brigar com o fato. Em outras palavras, se o que você desejava que acontecesse não aconteceu, não adianta ficar "olhando para o retrovisor", tentando, em seus pensamentos, criar outro final (ilusório) para uma situação, que no concreto, na realidade, já aconteceu de uma determinada maneira.



A ideia da aceitação é difícil, porém necessária para que você continue andando para frente e não estagne olhando para o passado (olhando no retrovisor). Comece os seus pensamentos com o foco no que você pode fazer A PARTIR do que aconteceu e pare de focar os seus pensamentos no SE TIVESSE ACONTECIDO, porque essa qualidade de pensamento fará com que você permaneça no mesmo lugar e só vai aumentar a sua dor.

Pense também sobre qual virtude você precisa desenvolver ou utilizar neste momento para lidar com essa frustração. Pode ser que você tenha que ter mais paciência, flexibilidade, posicionamento, foco, compaixão.... Qual virtude te ajudará a enfrentar esse desafio? Siga sempre em frente, busque alternativas para continuar seguindo em relação aos seus desejos, tendo a sabedoria de que nem sempre vai ser do seu jeito, mas que você émerecedor de ter aquilo que quer.


Tatiana Auler

Psicóloga

05/56969

16 visualizações0 comentário

Contato

whatsapp-cinza.png

Navegação

© Instituto de Treinamento Auler Ltda. | CNPJ 25.289.131/0001-61 | Atendimento@institutoauler.com.br | Tel.: (21) 99740-1860. 

Criação Brothers Design