Como podemos saber como agir, se nem mesmo sabemos o que é Ética?



Conversando sobre ética


“A ética é um assunto prático, que se manifesta em nossas reações às coisas e as motivações que sentimos em relação à elas.”

Simon Blackburn


Falar sobre Ética é uma tarefa entusiasmante, pois percebemos a grande contribuição que ela pode dar à vida em sociedade; mas, ao mesmo tempo, ela pode nos revelar o longo caminho que ainda temos a trilhar para que alcancemos a felicidade. 


A Ética é um dos temas mais trabalhados no pensamento filosófico contemporâneo. Talvez neste início do século a humanidade esteja mais preocupada com esse conjuntos de normas e regras morais de conduta e conduta e comportamento, em decorrência do grande “vazio moral”. Até mesmo na guerra e entre os bandidos há a necessidade de se estabelecer regras, impor limites, aprender a como nos relacionamos uns com os outros dentro desse estreito presente. 


Em todos os âmbitos da sociedade são imperativas a discussão e reflexão sobre inúmeras questões como a ética dos negócios, a bioética, a ética na internet, etc. No campo da ciência e da técnica discute-se o papel dos cientistas e das pesquisas questionando-se se elas são neutras. Discute-se eticamente a eutanásia, o uso de grãos transgênicos e suas consequências para a saúde humana, ou a manipulação genética. 


A Ética não é apenas uma abstração acadêmica, não consiste em apenas criticar (julgar) os vícios ou virtudes de terceiros, mas em fazer uma análise dos próprios vícios e virtudes, além de discutir como legitimar a ação profissional de cada grupo perante o conjunto da sociedade. 


É fundamental discutir nosso papel na sociedade, pois nenhuma profissão e nenhum profissional conseguirá se manter ileso perante o conjunto da sociedade. Hoje, lutamos cada vez mais para garantir nossos direitos como profissionais e cidadãos, portanto precisamos assumir uma posição coerente com as duas condições pelas quais somos sujeitos dentro da sociedade. Num momento assumimos a posição do profissional que respeita os direitos dos cidadãos, em outro, somos o cidadão que quer ser respeitado.


Por isso, precisamos formar pessoas críticas de suas próprias profissões e ações, que tenham a visão abrangente para entender qual o seu papel no novo milênio; que adiquiram a capacidade de interagir com outros setores e de atender às expectativas da opinião pública. 


Porém, como podemos saber como agir, se nem mesmo sabemos o que é Ética? 


Caroline Marim

Filósofa


Email: caroline.marim@gmail.com

Insta:@costurasfilosoficas

152 visualizações0 comentário

Contato

whatsapp-cinza.png

Navegação

© Instituto de Treinamento Auler Ltda. | CNPJ 25.289.131/0001-61 | Atendimento@institutoauler.com.br | Tel.: (21) 99740-1860. 

Criação Brothers Design