Conheça e treine suas emoções, e construa relacionamentos mais felizes!



Você conhece a totalidade de suas emoções?! Consegue identificar o que está sentindo?


Quando desconhecemos nossas emoções, apenas reagimos aos acontecimentos externos; não conseguimos dar conta do que estamos sentindo e, por muitas vezes, transbordamos esses sentimentos de maneira rude ou agressiva.


Vou te dar um exemplo: quantas vezes nos estressamos no trabalho e, como ainda não sabemos direcionar esse sentimento de frustração ou raiva, o levamos para nossa casa?! Naturalmente, a tendência será projetar os sentimentos ou emoções nas pessoas que se aproximarem nesse momento. Às vezes o que poderíamos relevar em um momento mais tranquilo, fazemos com que se torne uma tempestade! Isso acontece porque ainda não sabemos ao certo o que estamos sentindo e nem como direcionar, de forma positiva, esses sentimentos!


Na ânsia de nos livrarmos deles, acabamos por projetar em alguém ou em algo nosso descontrole emocional. Logo em seguida, nos sentimos péssimos, pois um sentimento de culpa nos invade a alma. Afinal Agimos de maneira incontrolável e com isso podemos acabar magoando alguém. Nesses momento só existe uma maneira de administrar o que estamos sentindo e isso não acontece de forma mágica; é necessário muito autoconhecimento e treino, até que possamos respirar antes de agir.

Então o que fazer para controlar nosso ímpeto e melhorar nossas relações?

1- Autoconhecimento!

2- Comece a se observar e a anotar os seus estados emocionais ao longo do dia, para que você possa ir identificando quais são os mais predominantes;

3- Quando sentir um desconforto, respire profundamente e, contando até 10, inspire no mesmo tempo em que expira.

4- Se dê uma pausa positiva. Saia do local onde se encontra e se acalme;

5- Pegue sua lista de sentimentos e emoções predominantes e relacione com os momentos em que elas ocorreram. Escreva;

6– Agora escreva o que faria você se sentir melhor a cada sentimento desconfortável ou denso;

7- durante um tempo, deixe esse exercício visível para que você possa encontrar recursos e administrar melhor seus momentos!


Tenho certeza de que você conseguirá resolver com mais clareza e amor seus conflitos!

Cuide de você! Da sua cabeça! Do que sente!


Texto: Fernanda Silva

Pedagoga.

9 visualizações0 comentário

Contato

whatsapp-cinza.png

Navegação

© Instituto de Treinamento Auler Ltda. | CNPJ 25.289.131/0001-61 | Atendimento@institutoauler.com.br | Tel.: (21) 99740-1860. 

Criação Brothers Design