Diálogos de uma Mente Pessimista



Pensamento Pessimista


Tenho certeza de que não vai dar certo, melhor não ir, não fazer, não arriscar. Tenho que tomar cuidado, olhar todas as possibilidades do “erro”, do perigo. Sei que as pessoas dizem para acreditar em algo bom, mas como? Olha o mundo como está uma bagunça, nada funciona, nada muda. Não adianta, não tem como acreditar nas pessoas. Não acredito em mais nada nesta vida.


Pensamento Consciente


Você deve estar cansado de as pessoas te falarem para olhar o lado bom das coisas, não é verdade? Deve estar cansado de as pessoas falarem para que pense positivo e tenha gratidão pela vida. Entendo que coisas “ruins” aconteçam e também entendo a sua necessidade de se proteger o tempo todo para não sofrer. Mas deixa eu te fazer uma perguntinha? Com tantos pensamentos que você tem para tentar evitar o perigo, a dor, o sofrimento… você consegue ficar bem, ser feliz, se sentir protegido?


Pensamento Pessimista


Não consigo, mas é o que eu mais quero! Não me parece ser uma escolha minha pensar dessa maneira, parece que o mundo pensa assim. A todo momento me deparo com notícias ruins nas mídias; pessoas, amigos, familiares passando por situações dolorosas… Como pensar positivamente se tem tanta dor no mundo?


Pensamento Consciente


Alguém já lhe falou que a sua atenção vai para onde você mais valoriza? O que seria isso: se a partir de hoje te falo que o seu número do azar é “X” (não escreverei um número para não estimular uma crença), a sua mente, na tentativa de te proteger, irá “buscar” a presença desse número em todos os lugares. Ou seja, você foca no medo, na dor, no sofrimento e a sua mente vai buscar onde isso “existe” para que você se proteja! Por esse motivo as pessoas falam tanto para se pensar positivamente, para o foco da sua vida ser nas coisas boas.


Pensamento Pessimista


Faz sentido! Mas penso assim há tanto tempo que não faço ideia de como mudar.


Pensamento Consciente


Vou te dar uma dica: escreva em uma folha de papel todos os pensamentos “ruins” que passam pela sua cabeça. Para cada pensamento ruim, reescreva-o no positivo. Exemplo:


Pensamento negativo:


Não confio nas pessoas para me relacionar, com certeza elas vão me decepcionar.


Pensamento Positivo:


Me abro para experimentar novas relações. Cada pessoa é diferente da outra, com certeza existe alguém em quem eu possa confiar!


Pensamento Pessimista


Apesar de achar muito difícil, ao menos vou experimentar!


Pensamento Consciente


Lembre-se de que pensar de maneira pessimista é um hábito. Para modificar esse hábito, é necessário construir outro. E como todo hábito para ser construído leva tempo, é necessário ter continuidade neste exercício diariamente.


Pensamento Pessimista


Obrigado! Vou investir nesse novo hábito na minha vida!


Tatiana Auler

Psicóloga

CRP 05/56969

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