Estou tentando ser perfeita, e você?


Uma frase dessas nos convida a pensar! A todo momento, parecemos buscar uma tal perfeição que obviamente não existe. Muitos dizem que o perfeito está em ser imperfeito e eu concordo com essa frase no seguinte sentido: acredito que estamos na terra, passando por tantos desafios, aprendizados, dores... com o propósito de evoluir a nossa alma. Penso que a vida é como um video game: algumas fases são mais fáceis e em outras existe um poderoso chefão. Lembra o poderoso chefão, o inimigo a ser vencido no final de cada fase? Era sempre um grande desafio passar por ele, mas, quando passávamos, vencíamos, conseguindo ir para a próxima fase.

Se você prestou atenção na analogia, deve ter pensado também: mas a próxima fase não é sempre mais difícil que a anterior? Sim! Mas pense que, a cada fase que você passa, também está mais treinado e saberá passar pelos desafios com mais facilidade. Assim é a vida e para mim. Dessa maneira, somos perfeitos no imperfeito. Estamos sujeitos a erros e acertos a todo momento. Cobrar de si uma perfeição, no sentido literal da palavra, levará qualquer um a uma exigência, autocrítica e provavelmente muita ansiedade e angústia. Por esse motivo, o imperfeito é perfeito do jeito que é. Somos perfeitos na nossa imperfeição.

A chave para acreditar que a imperfeição é perfeita é a aceitação de que tudo é como deve ser e está sendo nas leis universais. Quero te convidar a refletir um pouco sobre a sua vida e identificar os momentos em que você ficou muito triste por algo não ter saído do jeito que gostaria e, depois de um tempo, agradeceu por não ter acontecido o que queria, pois o resultado foi muito melhor. Pense um pouco sobre o quão é importante confiar que tudo está em seu devido lugar e por isso, sem julgamentos do seu ego, está perfeito.

A dica que eu tenho para lhe dar hoje é: pare de se debater em relação às coisas que acontecem e que você julga serem erradas. Passe a confiar que, se aquilo está acontecendo, tem algum propósito. Pode ser que, no momento, você ainda não tenha entendido qual é o propósito daquela experiência, mas depois, se você não ficar preso mentalmente ao passado, imerso em julgamentos, reconhecerá que teve um sentido, um propósito maior para que tudo aquilo tivesse acontecido. Ou seja, estava tudo certo, tudo perfeito... Era assim mesmo que era para ser! Se você ficar se debatendo e querendo corrigir o Universo, como se ele não soubesse o que está fazendo, provavelmente, como ele sabe o que faz, vai "deixar" você "bater cabeça" na experiência, até que aprenda a virtude do desapego e a ter confiança para passar para a próxima fase da sua vida.

A vida é feita de ciclos, respeite-os... até mesmo o do seu próprio corpo. O tempo está impresso nas linhas do seu corpo e isso é simplesmente MARAVILHOSO! Quer dizer que você tem muitas histórias para contar e conseguiu vencer todas as fases e poderosos chefões até agora. E por isso... você é PERFEITO!


Tatiana Auler

Psicóloga

CRP 05/56969

16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Contato

whatsapp-cinza.png

Navegação

© Instituto de Treinamento Auler Ltda. | CNPJ 25.289.131/0001-61 | Atendimento@institutoauler.com.br | Tel.: (21) 99740-1860. 

Criação Brothers Design