Melhor ser feliz ou ter razão?

Atualizado: 7 de Abr de 2019






Sabe aquelas conversas bobas que acabam em uma discussão ENORME? Pois é. E se você tivesse se perguntado:


- É melhor ser feliz ou ter razão?

Isso teria feito diferença, não é?


Mas o que significa ser feliz? Abrir mão da sua opinião e permitir que o outro ache que está certo e você errado?


O grande desafio é aceitar a possibilidade de as duas visões estarem certas e serem apenas diferentes. Assim, ninguém precisa engolir a seco o que o outro diz.

A dificuldade começa quando se quer provar para as outras pessoas que o que você pensa está certo e não existe nenhuma possibilidade diferente do que a que está dizendo, quando a verdade se torna Absoluta. Se a outra pessoa tem uma visão diferente e está rígida igualmente em seu pensamento, não existirá meio termo. É como uma luta na qual só poderá existir um vencedor. Isso significa que irão lutar até o fim. Até o fim de quê? Provavelmente, até o fim da relação. Se um rompimento não acontece na primeira discussão, o acúmulo das discussões pode acabar fazendo com que aconteça.

Essa é a guerra do Ego!

Podemos dizer que quem não dá o braço a torcer, em outras palavras, não flexibiliza, entra no mundo das competições. Compete o tempo todo com as outras pessoas. Aprendi com um grande amigo, Alex Faustin, não mais entre nós, que:


"Quem compete está na busca da própria competência".


O que acontece é que a maioria das pessoas quer provar que está certa, por ter um grande Ego que não permite flexibilidade.

Se você reconhece sua verdade, não terá necessidade de aprovação externa. Só não fique rígido nesse pensamento!!! A cabeça aberta para ouvir a verdade do outro e entender outro ponto de vista, torna os diálogos bem mais leves!

EXERCÍCIO:


Conte a mesma história para 5 pessoas e pergunte a sua opinião.

Observe como as respostas serão diferentes, por cada um ter sua visão a partir de experiências anteriores.

O mais importante nesse exercício?


*Escute o outro sem julgar e tente flexibilizar sua verdade com a verdade da outra pessoa. Encontre o equilíbrio.


Tatiana Auler

Pscicóloga

CRP 05/56969

2 visualizações0 comentário

Contato

whatsapp-cinza.png

Navegação

© Instituto de Treinamento Auler Ltda. | CNPJ 25.289.131/0001-61 | Atendimento@institutoauler.com.br | Tel.: (21) 99740-1860. 

Criação Brothers Design