Não brigue com o que não pode mudar.


Vejo pessoas, a todo momento, brigando, não aceitando coisas que elas mesmas não pode mudar. Não podem, talvez, porque não depende delas. Um exemplo simples é o trânsito. Está trânsito. Um fato, certo? Uma pessoa consegue mudar o trânsito? Não! Então, não adianta brigar. O que se deve fazer nesse momento, é criar uma alternativa saudável, que esteja dentro do alcance da pessoa, ou seja, dentro de uma real possibilidade de mudança para se adaptar, da melhor maneira possível, ao trânsito e parar de brigar com ele. Pode-se usufruir desse tempo de forma mais agradável (ouvir audiobooks, palestras, cursos... Uma boa música, ou até mesmo ligar para um amigo ou um parente para aproximar a relação e passar mais rápido esse tempo). Outra boa dica é, se puder, mudar a direção, ir em outro horário... Enfim.... Criar uma alternativa dentro do que é possível e real para vc. Pense sobre esse exemplo em alguma outra situação em sua vida e faça as seguintes perguntas:


1. O que está me incomodando nesta situação?


2. Posso fazer algo para mudar a situação?


3. Caso sim, pergunte-se: o que é possível fazer para mudá-la? Existe algo que só dependa de mim?


4. Caso não, pergunte-se: quais alternativas posso criar para lidar melhor com esta situação?


De uma maneira mais complexa, vamos falar sobre os sistemas. Podem ser sistemas de funcionamento de uma empresa, de uma família, de uma cidade, de uma pessoa. Essa é uma briga que você precisa escolher se vale a pena comprar ou não.


Você deve conhecer uma única pessoa que conseguiu mudar um sistema. Sim! Isso é possível! Basta saber se você quer ser essa pessoa e se está disposto a arcar com as consequências. Se a resposta for sim ou não, você poderá se fazer as mesmas perguntas que sugeri acima.


Penso que, para comprar uma briga, ela precisa valer a pena, ter um propósito, gerar alguma transformação... Ser boa em vários sentidos. Caso contrário, é melhor aceitar e criar alternativas para lidar da melhor maneira possível com a situação.


Tatiana Auler

Psicóloca

CRP 5/56969

75 visualizações0 comentário

Contato

whatsapp-cinza.png

Navegação

© Instituto de Treinamento Auler Ltda. | CNPJ 25.289.131/0001-61 | Atendimento@institutoauler.com.br | Tel.: (21) 99740-1860. 

Criação Brothers Design