Não sei organizar a minha rotina, e isso me deixa ansioso. Como melhorar?


Um dos grandes motivos da ansiedade permanecer em uma intensidade alta durante o dia, tem relação com a falta de organização. Muitas pessoas se sentem extremamente ansiosas por conta de não saber gerenciar bem o tempo das tarefas. A falta de organização pode levar a procrastinação. E a pensamentos intrusivos como:

-Não vou conseguir dar conta de tudo que preciso fazer hoje!

-O que tenho para fazer é muito difícil. Não vou conseguir!

-Não sei quais são as prioridades, estou perdido!

-Tenho pouco tempo para fazer tudo que preciso!

Pensamentos como esses, podem prejudicar o seu desempenho no seu dia a dia.

Para que você possa gerenciar bem o seu tempo, você precisa também aprender a driblar os pensamentos intrusivos e gerenciar as suas emoções. De nada adianta você criar uma agenda impecável, se na hora que você for executar as tarefas, começar a procrastinar. A procrastinação é a tentativa de fazer algo que gere prazer imediato, evitando fazer aquela tarefa desagradável.

Mas vamos ao que interessa! Como melhorar essa organização?

Um dos maiores erros que uma pessoa pode cometer quando tem que executar uma tarefa, é visitar o desejo. É comum nos perguntarmos: estou afim de fazer isso agora? Pronto! Aí mora o perigo. Na maior parte das vezes não temos vontade de fazer as tarefas. E é por esse motivo que a procrastinação acontece. Você não tem que se perguntar se está com vontade ou não. E sim: O que tenho para fazer hoje? Apenas isso. Precisa ser mais racional e menos emocional.

Vamos ao exercício prático:

Em primeiro lugar, você precisa estar comprometido com as suas obrigações e objetivos. Isso significa que precisa fazer escolhas comportamentais que te levem em direção a realizar aquilo que você quer naquele dia.

Em segundo lugar, faça uma organização de três em três dias. Como a vida é muito dinâmica, de nada adianta você organizar o seu mês e ter que ficar reorganizando tudo novamente a todo momento. Você também pode criar uma lista de prioridades, seguindo essa dica de listas para organizar as suas tarefas: para hoje, para a semana, para o mês. Tarefas que tem data e hora marcada, coloque na agenda no dia certo. Ah! É importante colocar o tempo de duração de cada tarefa (escreva o número ao lado da tarefa.)

Coloque essas dicas em prática no seu dia a dia e veja se você tem resultados!

Até a próxima!

Psi Tatiana Auler

CRP 05/56969

26 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo