Não ter controle sobre si mesmo pode prejudicar


Uma das coisas mais difíceis que aprendi foi ter o controle sobre as minhas emoções. E acredito que terei que treinar essa virtude para o resto da vida. É muito fácil saber a teoria sobre como regular as emoções, mas de nada adiante se não for colocada em prática naquele momento tão desafiador.

Observe uma criança agindo emocionalmente... ela não tem o menor controle dos seus impulsos emocionais. Ela simplesmente sente e age. Age sem pensar nas consequências. A criança não tem nenhuma vergonha quando se joga no chão no meio de uma loja com tantas pessoas olhando. Nós, adultos, nonos jogamos no chão, mas também damos esses chiliques com as nossas palavras, buzinas de carro, batendo uma porta....

Como é o seu chilique?

Estamos a todo momento falando sobre regulação emocional. Não ter controle sobre si mesmo pode prejudicar e muito as suas relações, saúde física e desempenho na vida.

Como você regula a sua emoção?

Quando a emoção está muito intensa, o que você faz para que se sinta bem? Pode ser que você tenha estratégias pouco funcionais e saudáveis para regular a sua emoção. Pode ser que você, coma doces, beba, compre, grite, exploda... se bata, bata em algo, quebre algo.... ou.... se você já estiver mais evoluído, pode ser que você respire e medite. 😜

A virtude do Autocontrole te ajuda a ter mais domínio sobre si mesmo e gerar melhores resultados na vida. Caso você se interesse por aprender a regular a sua emoção, a minha dica é que você pesquise sobre a técnica Mindfulness. Existem vários livros, vídeos que você pode pesquisar para aprender a desenvolver a sua plena presença e treinar a sua regulação emocional.

Se desenvolver em seu autoconhecimento é fundamental para ter uma vida leve e tranquila!

Até a próxima!

Psi Tatiana Auler

CRP 05/56969

8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo