Não viva muitas coisas ao mesmo tempo, senão acaba não vivendo nenhuma.


Muitas pessoas queixam-se de não ter tempo para nada, de não conseguir fazer as coisas que querem por estarem consumidas pelas obrigações do dia a dia. De fato, as responsabilidades, os problemas acabam tomando um tempo grande em nosso dia. Mas, quando sobra tempo, por menos que seja, será que é aproveitado da melhor maneira?


Se você tem um dia inteiro de folga para fazer o que quiser, mas seus pensamentos estão no dia seguinte, só pensando em trabalho, no que precisa resolver; ou no dia anterior, pensando nos problemas, no que deixou de fazer, seu dia de folga não será um dia de folga, e sim mais um dia normal, no qual as obrigações tomam conta.


Citei o exemplo do dia de folga, porém, esse padrão se encaixa da mesma maneira no dia da obrigação. Se você tem um monte de coisas para resolver, e seus pensamentos ficam no dia de amanhã, ou no dia anterior, que pode ser o dia de folga ou mais um dia de trabalho, o dia de hoje acaba não sendo tão produtivo quanto poderia ser se você estivesse presente no que está fazendo. Se vive esse exemplo, pode ser que sinta os dias passando tão rapidamente, que mal parece que terminam e começam. Isso acontece por conta dos pensamentos que não param, fazendo com que você não viva o momento presente.


O que faz você aproveitar o tempo é a qualidade de sua presença. Ou seja, se estiver fazendo algo, faça apenas esse algo, não queira viver muitas coisas ao mesmo tempo, senão acaba não vivendo nenhuma.

Você é responsável pelas escolhas que faz com o seu tempo. Suponho que esteja pensando: Não tenho como escolher, porque meu trabalho impõe um horário fixo. Pergunto, então: Mas quem escolheu esse trabalho? Certamente, o trabalho que você tem é uma escolha sua. Em algum momento, você disse: Sim, eu quero, é bom para mim.


Se estiver achando que está perdendo tempo em seu dia, pode ser que esteja na hora de repensar o que está escolhendo fazer com o tempo que tem. Independentemente do que esteja fazendo, se estiver inteiro, estará aproveitando o seu tempo da melhor maneira possível.


Tatiana Auler

Terapeuta


--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Um pouco de Poesia...


Ah, esse tempo...


É tempo de quietude

Do olhar mais detido

Da voz mais mansa

Do silêncio refletido.


É a vez da solicitude

Do gesto lento

Do calar o ego

Do deixar-se ao vento.


É hora de sorrir amiúde

Do passo vagaroso

Da palavra que conforta

Do se oferecer em gozo.


Em nome da saúde

E do ser

Sem finitude.


Edna Farias

11 visualizações0 comentário

Contato

whatsapp-cinza.png

Navegação

© Instituto de Treinamento Auler Ltda. | CNPJ 25.289.131/0001-61 | Atendimento@institutoauler.com.br | Tel.: (21) 99740-1860. 

Criação Brothers Design