O poder da mente ajuda na cura do corpo?

Vivemos tempos muitos difíceis relacionados à saúde por conta do coronavírus. Será que a nossa mente contribui fortalecendo o nosso corpo ou não adianta de nada em relação a um vírus tão potente?

Não posso te dar uma resposta com comprovação científica em relação ao poder da mente em combate ao vírus, mas em relação à melhora de bem-estar influenciando o aumento da imunidade, isso sim já foi comprovado.


Mas o que uma coisa tem a ver com a outra?

Imagine que o nosso cérebro é como uma mesa daquelas utilizadas pelos músicos em seus estúdios, cheia de botões e, portanto, cheia de comandos. Todas as possibilidades de comandos existem nela, desde os pensamentos mais difíceis (pessimistas, julgadores, críticos, de maldade) até os pensamentos mais iluminados e otimistas (de compaixão, amor próprio, positivos, empáticos, de confiança). Só de ler essas duas possibilidades de pensamentos, você consegue sentir o peso dos pensamentos difíceis e a leveza dos pensamentos mais iluminados? Assim o seu corpo sentirá também, e isso significa que cada vez que você apertar um desses botões, o seu cérebro vai liberar a química que tem a ver com o botão/emoção que você apertou para todo o seu corpo, ou seja, você pode liberar um monte de cortisol, que corrobora as doenças autoimunes, ou poderá liberar, por exemplo, ocitocina e colaborar com o aumento da sua imunidade.


Agora ficou mais fácil de entender por que a nossa mente é tão poderosa a ponto de causar no corpo uma baixa de imunidade ou aumento dela.


Por esse motivo, é importante que você mantenha pensamentos positivos em sua mente. Aperte cada vez menos botões que farão com que você se sinta mal.


Sei que não é fácil ter o controle dos pensamentos e é por esse motivo que indico a prática da meditação. A que indico é a meditação Mindfulness. Ela auxilia na conexão com o corpo físico, astral, emocional e mental. Além disso, a meditação Mindfulness nos traz para o momento presente e ajuda a exercitar o domínio dos pensamentos. Busque no google ou em algum aplicativo de informações sobre essa prática e comece hoje mesmo a fazer o bem para você mesmo.

Tatiana Auler

Psicóloga

CRP 05/56969



21 visualizações0 comentário

Contato

whatsapp-cinza.png

Navegação

© Instituto de Treinamento Auler Ltda. | CNPJ 25.289.131/0001-61 | Atendimento@institutoauler.com.br | Tel.: (21) 99740-1860. 

Criação Brothers Design