Para que ter gratidão aos eventos traumáticos?


Seja grato por tudo o que aconteceu em sua vida. Não somente pelas coisas boas, mas também pelos momentos mais desafiadores. São nos momentos difíceis que evoluímos! Pode ser que você não tenha entendido a proposta de evolução daquela experiência ruim, pode ser que você julgue ser injusto o que tenha vivido e pode até ser que tenha sido mesmo! A questão é: qual sentido você deu para aquilo que você viveu?


Não existe a possibilidade de não experimentarmos os desafios da vida. Desejar uma vida sem dor é viver preso a uma ideia de mundo fantasioso que não acontecerá. Não quero, com essas palavras, dizer que a vida é feita somente de dor, mas acredito que o processo de evolução que temos na terra inclui os prazeres e os desafios da vida. Como você reconheceria uma vida prazerosa, alegre, apaixonante, se não tivesse experimentado ao menos uma vez uma tristeza, uma dor emocional, o medo, ou qualquer outra emoção dolorosa? Só podemos julgar que algo é bom por já termos experimentado algo ruim.


A partir do momento em que conseguimos entender qual é a proposta de evolução daquela experiência dolorosa, podemos exercitar o poder da gratidão. Muitas vezes queremos ser gratos apenas pelas coisas materiais que conquistamos, ou até mesmo empregos, amizades, familiares... mas esquecemos que o propósito maior de estar encarnado no corpo é desenvolver as nossas virtudes e forças de caráter. Seja grato a uma experiência dolorosa por ter te ajudado a evoluir uma das 24 virtudes existente em cada um de nós. Reconheça que quanto mais desenvolvida as suas virtudes, menos sofrimento emocional você terá, porque saberá lidar melhor com as experiências da vida.


Dito isso, fica mais claro o motivo pelo qual também precisamos ter gratidão aos eventos dolorosos em nossas vidas. Tenha gratidão por tudo aquilo que fez você evoluir, sejam os eventos bons ou desafiadores. Se você ainda não entendeu qual é o propósito de evolução de um evento que te fez sofrer — e te faz sofrer até hoje —, a minha dica é que você busque, dentro das virtudes e forças de caráter que todos nós temos, qual das virtudes se encaixa melhor com o propósito de evolução nessa experiência, para que você aceite melhor essa situação. Após reconhecer, apenas agradeça pela oportunidade de evoluir a sua alma.


Tatiana Auler

Psicóloga

CRP 05/56969

12 visualizações1 comentário

Contato

whatsapp-cinza.png

Navegação

© Instituto de Treinamento Auler Ltda. | CNPJ 25.289.131/0001-61 | Atendimento@institutoauler.com.br | Tel.: (21) 99740-1860. 

Criação Brothers Design