Pensar positivo não é besteira, é sabedoria.




Por que será que algumas pessoas banalizam o pensar positivo? Dizem ser algo sem resultado, uma grande besteira... Falam que não adianta nada e que é uma perda de tempo. E pensar negativo? Adianta? Ajuda? É mais eficaz?


Em mais de 14 anos de clínica como psicóloga, as pessoas que tiveram mais resultados em suas vidas foram as que mudaram a qualidade de seus pensamentos. Pararam de pensar de forma negativa e começaram a pensar positivo, ainda que o "positivo" não estivesse acontecendo.


Pense que os seus pensamentos funcionam como um imã para o seu olhar: se a qualidade dos seus pensamentos for negativa, o seu olhar será direcionado para o pior. Acontece que a vida mostra, dentro de uma mesma experiência, coisas boas e coisas ruins; tudo depende de onde está o foco dos seus pensamentos. Se forem negativos, provavelmente você irá buscar o pior daquela experiência para validar o que está pensando. Sabe por que isso acontece? Por que o nosso cérebro funciona como umasentinela, sempre atento aos perigos da vida para nos proteger. Essa é uma das explicações de por que é mais fácil pensar negativo do que positivo.


Pensar positivo requer esforço! Uma briga interna começa a acontecer entre o desejo de olhar para as coisas belas da vida— e confiar que tudo pode dar certo— e o medo de perder o controle das situações, não prestar atenção a possíveis ameaças e se dar mal no final.


Essa guerra acontece naturalmente, mesmo que você seja uma pessoa superotimista. A diferença é que, quanto mais vocês conseguir sustentar o pensamento positivo, mais o seu olhar irá para as coisas boas, o que resultará em bons resultados na vida e em menos situações de dor.


Pensar positivo não é deixar de se proteger das ameaças da vida. É valorizar as suas virtudes, os seus recursos internos para, quando uma situação ruim acontecer, você se sentir seguro, sabendo que tem força o suficiente para lidar com os desafios que a vida impõe, da melhor maneira possível. Se o seu pensamento continuar pessimista, provavelmente não encontrará forças para enfrentar os desafios da vida. Isso porque,quando for olhardentro de você para tentar encontrar o seu melhor para enfrentar aquela situação, manterá o foco no lado ruim e, quando olha para fora, também mantém o focono pior. Por isso, pensar positivo é importante, porque, tanto fora quanto dentro, você buscará sempre a melhor opção.


Pense positivo, valorize os seus potenciais, respeite os seus limites internos e externos e olhe sempre para a melhor possibilidade que existe dentro de uma situação.


Tatiana Auler

Psicóloga

CRP: 05/56969

16 visualizações0 comentário

Contato

whatsapp-cinza.png

Navegação

© Instituto de Treinamento Auler Ltda. | CNPJ 25.289.131/0001-61 | Atendimento@institutoauler.com.br | Tel.: (21) 99740-1860. 

Criação Brothers Design