Por que é tão importante que as crianças desenvolvam habilidades Socioemocionais?


"O comportamento é um espelho no qual todos mostramos o que somos"

Alfred Montapert


O estudo sobre as competências socioemocionais vem crescendo consideravelmente, principalmente no contexto escolar, possibilitando inúmeras contribuições para o processo de ensino-aprendizagem. Nunca mencionamos tanto sobre tais competências e o papel que essas exercem na vida do indivíduo.

Quando falamos em habilidades socioemocionais, estamos nos referindo ao aprendizado relacionado tanto ao comportamento, quanto à capacidade de gerenciar nossas próprias emoções, que irão impactar diretamente as relações a serem estabelecidas ao longo da vida. Por isso, ensinar desde cedo á criança é tão importante!


E de que forma isso é feito?


Inicialmente, o desenvolvimento emocional na primeira infância é fortalecido pelo vínculo entre o adulto e a criança. A construção saudável nos primeiros anos de vida auxilia na formação de uma base segura, gerando valores e habilidades relacionadas à aprendizagem e às interações sociais. Crianças que são acolhidas pela escuta de seus pais e/ou cuidadores, constroem vínculos seguros e têm maior propensão a apresentar comportamentos positivos, como empatia e colaboração em outras fases da vida.


Na infância, o uso de jogos coletivos também são recursos úteis para o desenvolvimento das competências socioemocionais, pois estimulam a cooperação, empatia, favorecem as trocas e o compartilhar.


As crianças conseguem expressar suas emoções. Aprendem sobre limites e regras, sobre respeito ao próximo, aprendem a comunicar e ouvir, a relacionar-se, aceitando as diferenças.

As brincadeiras assumem um papel significativo, pois fortalecem as relações socioafetivas, explorando aspectos como autocontrole, capacidade de negociação e resolução de problemas. Além disso, promove também a resiliência, uma das habilidades mais importantes para lidar com os desafios. Durante muito tempo, fomos treinados a valorizar apenas as habilidades cognitivo-acadêmicos. Hoje sabemos que para atingir o máximo de desempenho, seja nos estudos ou em qualquer outra área, precisamos investir e desenvolver as duas competências. Este é o grande desafio.

Investir em habilidades socioemocionais significa também investir na promoção de saúde mental, além de preparar crianças para se tornarem mais fortes e autoconfiantes.


Ângelis Dantas da Cruz Lima - CRP: 03/4666





Ângelis Dantas da Cruz Lima - CRP: 03/4666

Psicóloga clínica e de assistência domiciliar. Especialista em Terapia Cognitivo Comportamental. Formação em Terapia Cognitivo Comportamental para crianças e adolescentes. Formação em Terapia Analítico-Comportamental infantil. Educadora Parental pela Disciplina Positiva - Positive Discipline Association. Facilitadora da oficina das emoções.

19 visualizações0 comentário

Contato

whatsapp-cinza.png

Navegação

© Instituto de Treinamento Auler Ltda. | CNPJ 25.289.131/0001-61 | Atendimento@institutoauler.com.br | Tel.: (21) 99740-1860. 

Criação Brothers Design