Por que um pensamento negativo "puxa" outro pensamento negativo?




Você acha difícil parar de pensar? Imagino que sim! Sabe por que é difícil parar de pensar? Porque é impossível! Não, não existe a possibilidade de não ter pensamentos passando pela sua cabeça! Mas calma! Não precisa ficar tenso com isso! Pode não existir a possibilidade de pensamentos não passarem pela sua mente, mas existe a possibilidade de direcioná-los e ter domínio sobre a sua intensidade.


Mas por que um pensamento negativo "puxa" outro pensamento negativo? Na verdade ele não "puxa", é claro, mas estimula.


Vou te convidar a fazer um passeio por dentro do seu cérebro... Imagine que cada neurônio é uma pessoa responsável por guardar uma informação sobre alguma experiência que você tenha vivido — e temos bilhões de neurônios! Imagine que, a cada nova experiência traumática, você "contrata" mais uma pessoa para armazenar aquela informação e assim por diante. Agora, vamos colocar essas pessoas todas juntas, em um mesmo espaço, que seria o seu cérebro (obs.: existem neurônios e memórias por todo o nosso corpo, mas vamos simplificar para ficar mais didático). Voltando para a nossa imaginação, agora você vai imaginar que está vivendo uma situação difícil no momento presente, e que, neste momento, nos dias de hoje, para que você possa se proteger dos perigos (função da amígdala no cérebro), você vai "gritar" para aquelas pessoas que você contratou e que possuem todas as suas informações: — Quem pode me ajudar a me proteger deste perigo? Imaginemos que várias pessoas que possuem armazenadas situações traumáticas comecem a levantar a mão e a falar — são os seus pensamentos.Cada pessoa que começa a falar estimula a outra a que também fale sobre o que viveu e a outra e à outra, e à outra...... e assim por diante, até criar uma exaustão mental por muitos pensamentos assustadores que estão sendo evidenciados e estimulados a cada momento. Conclusão: provavelmente você se sentirá mal com tantos pensamentos disfuncionais e que não vão te ajudar a encontrar uma solução saudável para o que você está vivendo. Como sair disso?

Muitas pessoas falam sobre a importância de se pensar de maneira positiva, de ter gratidão, e é extremamente importante fazer esse treinamento mental, propondo-se a novos estímulos e a mudar a qualidade dos pensamentos.


Continuando com a nossa analogia, para transformar esses pensamentos ruins e disfuncionais, você precisa aprender a contratar pessoas (neurônios) novas para que armazenem informações equilibradas e positivas. Assim, quando você perguntar: — Quem pode me ajudar a me proteger deste perigo? Você terá tantas pessoas (neurônios) com informações positivas, que as suas ações serão mais criativas, mais leve, seus pensamentos serão mais funcionais e você se sentirá mais equilibrado para lidar com qualquer situação.


Uma boa maneira de fazer essas novas contratações é meditando. Medite por dois minutos, que seja. Medite pelo tempo que você conseguir, mas medite! Na meditação, proponha-se a contratar pessoas novas e a passar informações positivas a elas e você vai perceber a melhora na qualidade dos seus pensamentos e por consequência na sua vida!


Tatiana Auler

Psicóloga

05/56969

84 visualizações0 comentário

Contato

whatsapp-cinza.png

Navegação

© Instituto de Treinamento Auler Ltda. | CNPJ 25.289.131/0001-61 | Atendimento@institutoauler.com.br | Tel.: (21) 99740-1860. 

Criação Brothers Design