Por que você se boicota tanto!?


Imagino que você já tenha vivido o dilema entre o desejo e o medo. Muitas pessoas, assim como você, relatam não conseguirem alcançar os seus objetivos por conta da autos sabotagem. Uma das coisas que faz você recuar diante daquilo que você quer são os seus medos. O medo do fracasso é o mais comum. Pensamentos pessimistas, cerceadores podem fazer com que na hora H você dê para trás numa escolha e acaba se prejudicando.


Vivemos um eterno conflito entre medo e desejo. Observe os seus pensamentos e perceba se você se faz muitos questionamentos entre o que pode dar certo e o que pode dar errado. É natural que você queira avançar em direção aos resultados que você imagina que serão bons para você, mas aí vem aquela voz e te diz: mas cuidado! Olha o que pode acontecer de errado também! Como ninguém gosta de se frustrar, sentir dor emocional, é natural que o boicote aconteça. Vou dar uns exemplos simples:


Pensamento positivo: quero fazer uma dieta e emagrecer 10 quilos!

Pensamento Boicotador: Ah! mas 10 quilos é muita coisa, acho que vai ser difícil conseguir!

Emoção: Medo do fracasso / desesperança


Pensamento positivo: estou apaixonada! Quero começar um novo relacionamento.

Pensamento Boicotador: Ah! e se eu acreditar nesta pessoa e ela me trair!?

Emoção: Medo do fracasso / desconfiança


Pensamento positivo: quero mudar a minha vida profissional!

Pensamento Boicotador: Ah! mas, e se eu não for bem sucedida?

Emoção: Medo do fracasso


Esses são apenas alguns exemplos para que você possa fazer um paralelo com o que se passa na sua cabeça.


Para vencer o comportamento boicotador, você precisa fazer uma aposta! Quando apostamos, estamos investindo um valor sem a garantia de que iremos ganhar algo por isso. Aposta é aposta, você investe o que tem, às vezes mais, às vezes menos, na intenção de ter um bom resultado. Se encoraje: mesmo que seja desafiador para você se colocar nessa nova situação, se encoraje! Diga para você mesma palavras boas que irão te ajudar a conquistar o que você quer. Saia do pensamento tudo ou nada: muitas vezes o pensamento extremista faz com que o desejo fique distante de ser alcançado e a derrota seja uma dor extrema. Tente encontrar o equilíbrio, aproximar o desejo de uma possibilidade próxima à realidade e em relação aos medos, encontre alternativas para caso algum deles aconteça.


O importante é você caminhar mais em direção ao que você quer na sua vida!


Tatiana Auler

Psicóloga

CRP 05/56969

9 visualizações0 comentário