Qual a diferença entre felicidade e alegria?

Para começarmos a entender a diferença entre felicidade e alegria, temos que entender a diferença entre sentimentos e emoções. Fica uma pergunta para gerar curiosidade: é possível estar alegre e não ser uma pessoa feliz?


Vamos entender a diferença entre sentimento e emoção. A emoção é uma produção química do nosso cérebro. Quando recebemos estímulos externos, o nosso cérebro produz uma reação química/hormonal que traduzimos como uma emoção. Existem vários tipos de emoções: a raiva, a tristeza, a alegria, a ansiedade, o medo, a paixão, entre outras. Diferentemente dos sentimentos, as emoções vêm e vão. Algumas vezes elas até demoram um pouco mais para passar, dependendo do estímulo externo que você esteja tendo. Por exemplo, se você tem medo de elevador e ficar preso dentro de um, durante o tempo em que você ficar preso, você receberá um estímulo externo por estar preso, o que gerará um tempo maior de permanência da emoção em você. Isso quer dizer que a química da emoção do medo estará circulando no seu corpo até que você deixe de receber aquele estímulo ou que você aprenda a lidar com ele. Já o sentimento é diferente. Podemos entender o sentimento como algo mais elaborado. Você pode ter o sentimento de amor por uma pessoa e sentir raiva dela em algum momento. O sentimento de amor existe por tudo que vocês viveram juntos, e o fato de você ter raiva dessa pessoa em algum momento não significa que você deixou de amá-la.


Em relação à felicidade e à alegria, não é diferente. Podemos olhar para a nossa vida como um todo e entender que somos uma pessoa feliz. Apesar de em alguns momentos nos sentirmos tristes, a felicidade é algo que analisamos em relação ao que vivemos como um todo. A alegria é uma emoção que sentimos a partir de uma situação específica em um determinado momento. Isso quer dizer que uma pessoa pode passar por um período de tristeza e ainda assim ser uma pessoa feliz, enquanto que uma pessoa triste pode passar por um momento de alegria e não necessariamente se considerar uma pessoa feliz.


Tatiana Auler

Psicóloga

CRP 05/56969




14 visualizações0 comentário

Contato

whatsapp-cinza.png

Navegação

© Instituto de Treinamento Auler Ltda. | CNPJ 25.289.131/0001-61 | Atendimento@institutoauler.com.br | Tel.: (21) 99740-1860. 

Criação Brothers Design