Que Decepção!


Que decepção!

Que decepção! Quantas vezes você disse essa frase durante sua vida? Você acha que, um dia, irá parar de dizer? Não, não irá!


O motivo de nos decepcionarmos tanto, você já deve saber, está relacionado à expectativa que criamos. Mas como não se decepcionar ou não criar expectativas? Diria que é praticamente impossível!


É bom que exista certa expectativa. Dependendo do tipo de experiência sobre a qual estamos falando, criar expectativas pode mover você a gerar resultados. Exemplos: um esportista treina com a expectativa de tirar em primeiro lugar; um profissional se esforça para bater metas; uma mulher se prepara para tentar engravidar; um estudante estuda muito para passar na prova... Tudo isso são expectativas que criamos que fazem com que nos empenhemos em busca dos resultados. O problema é que, dependendo do tamanho da expectativa e do esforço que você faz para alcançá-la, se ela não acontece, a decepção é muito grande!


Existe a possibilidade de você criar expectativas sem se decepcionar tanto, criando alternativas. Você já participou da criação de uma empresa, um novo projeto ou qualquer coisa desse tipo? Perceba como os profissionais criam, pelo menos, três possibilidades de resultados. O motivo é avaliar os riscos. Se, em sua vida, você criar, no mínimo, três cenários em relação à expectativa que está tendo, provavelmente a chance de se frustrar será menor.


Vou dar exemplos simples e didáticos.


1. Se sou uma pessoa que trabalha com o mercado financeiro e faço um investimento, é bom que eu encontre: qual o resultado mais provável e que me deixa satisfeito (cenário 1), qual o pior cenário em que eu me sinto confortável para parar de investir (cenário 2), Qual o cenário inesperadamente bom e dentro da realidade (cenário 3).


2. Vou viajar: se fizer sol, qual será minha programação (cenário 1), se ficar nublado e frio, qual minha alternativa de programação (cenário 2), caso chova, o que posso fazer (cenário 3).


3. Vamos a outro exemplo: tenho que bater minha meta. O ideal, dentro da realidade, é... (cenário 1), o mínimo aceitável dentro do esforço que estou fazendo é... (cenário 2), o melhor cenário seria... (cenário 3).


Tentei colocar de uma maneira prática e objetiva para que você possa ajustar suas expectativas dentro de sua realidade.


Uma frase que pode ajudá-lo a lidar com esses cenários é: Se isso acontecer, o que posso fazer?


Tente construir alternativas a partir dos resultados que você mesmo se propôs. Seja flexível, pois querer que as coisas aconteçam sempre do jeito que você espera é acreditar que pode controlar o que não é controlável. Vivemos em sociedade; então, todo resultado que você espera acontecer é provável que não dependa só de você.


Tatiana Auler

Terapeuta


-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Um pouco de Poesia...


Vida sem dor


A vida é possível sem dor,

Se tudo aprendizado for.

As experiências escolares

São para meu crescimento.

Que eu aproveite o momento!


Se tudo pelo que passo

For da eternidade um passo,

Que eu caminhe direito

Para não repetir este feito!


Estendo, agora, minha mão

E piso confiante neste chão!


Edna Farias

14 visualizações0 comentário

Contato

whatsapp-cinza.png

Navegação

© Instituto de Treinamento Auler Ltda. | CNPJ 25.289.131/0001-61 | Atendimento@institutoauler.com.br | Tel.: (21) 99740-1860. 

Criação Brothers Design