Respire antes de falar e aprenda a organizar seus pensamentos.

Atualizado: 13 de Mar de 2019



Você é uma daquelas pessoas que falam rápido e sem parar? Se sim, provavelmente já se pegou falando algo que depois se arrependeu, não é verdade?


Existe um movimento saudável que todos deveriam  fazer: aprender a organizar os pensamentos antes de dizer algo para o outro. Mas Tati, se eu não sei sobre o que vou conversar com o outro, ou se a conversa simplesmente acontece, como vou organizar os meus pensamentos previamente?


A primeira pergunta que tenho para lhe fazer antes de mais nada, é: Você escuta o outro? Não estou simplesmente perguntando se a voz do outro chega até os seus ouvidos, e sim se você escuta o outro, se compreende o que ele está tentando dizer.


A outra pergunta é: Você permite que o outro conclua seu raciocínio, tentando entender o que ele diz a partir da própria experiência, e não do que você julga da experiência dele?


E a última pergunta é: Você escuta o que o outro está falando quando o que ele fala não é necessariamente o que você gostaria de ouvir?


Responder essas perguntas é importante para saber se você consegue construir um diálogo com o outro, ou se você fala como se estivesse falando sozinho?


Organizar os pensamentos no meio de um diálogo é muito simples. O exercício que você precisa fazer é aprender a se ouvir também. Se ouvir é perceber como o que o outro está falando está “tocando” você, é observar como as suas emoções estão reagindo à conversa, é ter dentro da sua cabeça uma espécie de “mentor interno”, aquele que observa o que está acontecendo e organiza tudo da melhor maneira possível para que os diálogos sejam construídos saudavelmente.


Tatiana Auler

Psicóloga

CRP:05/56969



9 visualizações0 comentário

Contato

whatsapp-cinza.png

Navegação

© Instituto de Treinamento Auler Ltda. | CNPJ 25.289.131/0001-61 | Atendimento@institutoauler.com.br | Tel.: (21) 99740-1860. 

Criação Brothers Design