Se sua escolha for boa para você e não prejudicar o outro, estará num bom caminho.


Primeiro, vamos esclarecer o que seria não prejudicar o outro. Não prejudicar o outro não significa que suas escolhas o farão feliz. Parece meio confuso, mas vamos entender melhor.


Existe a possibilidade de agradar 100% das pessoas a seu redor? Não, não existe. Não existe pelo simples fato de sermos diferentes, com opiniões e gostos distintos. Isso que dizer que nem sempre sua escolha agradará o outro, mas ela não precisa prejudicar. Entendeu?


Escolher algo que prejudique é diferente de escolher algo que não agrade. Um exemplo bem simples: Imagine um casal acordando em um final de semana ensolarado. Ele gosta de praia, e ela gosta de almoçar fora. Vamos supor que ele faça a escolha de ir para a praia. Essa escolha a prejudica? Provavelmente não, mas irá deixá-la triste, com raiva, com um desconforto emocional. Porém, ambos decidiram juntos o que seria feito no final de semana. Decidindo juntos, ele estará dando a oportunidade de ela organizar o dia de outra maneira sem perder seu final de semana. Agora, se ela fala: Vamos almoçar. E ele responde: Claro! Mas já sabendo que não iria; fala, apenas, para não gerar confusão naquele momento; e, na hora marcada, na praia, ele escolhe não ir, não avisar, simplesmente fingir que nada está acontecendo; sim, estará fazendo uma escolha que prejudica a outra pessoa. Prejudica, porque não deu a ela a chance de organizar o final de semana de outra maneira, ficando aguardando um combinado que não existiu.


Esse foi só um exemplo bobo para poder ilustrar como é importante pensar nas nossas necessidades, incluindo o respeito à outra pessoa antes de tomarmos uma atitude. O diálogo com o outro, entender qual é a necessidade da outra pessoa e poder chegar a um equilíbrio é o ideal, mas nem sempre isso acontece. Caso não tenha jeito, sua escolha não agradará ao outro, mas, também, não o prejudicará e é o que você quer fazer/escolher. Então, vá em frente!


Não podemos ficar reféns da necessidade de satisfazer o outro o tempo todo. Mas, não cuidar das consequências que uma escolha ou atitude pode ter na vida da outra pessoa, é, no mínimo, muito egoísta. Então, faça a sua escolha, olhe para o que você quer. Aprenda que você pode chegar a um determinado resultado por diversos caminhos. Tenha jogo de cintura e escolha conscientemente o caminho que quer seguir em sua vida.


Tatiana Auler

Terapeuta


----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Um pouco de Poesia...


Conselho


Se tudo na vida é fugaz,

É preciso buscar todo dia

De forma mais que sagaz,

Ser muito feliz, não adia.


Saber de tal coisa é vantagem.

Torne, pois, precioso o tempo,

Podendo até fazer bobagem,

Mas vivendo cada momento.


A alma, porém, é eterna

Então, cuide com zelo

Dessa infinita lanterna.


Edna Farias

Professora de Português/Literatura

Revisora de textos

Aprendiz de poeta

6 visualizações0 comentário

Contato

whatsapp-cinza.png

Navegação

© Instituto de Treinamento Auler Ltda. | CNPJ 25.289.131/0001-61 | Atendimento@institutoauler.com.br | Tel.: (21) 99740-1860. 

Criação Brothers Design