SEIS DICAS PARA SUPERAR UMA TRAIÇÃO


Como lidar, da melhor maneira, com a traição.


Traição é quando o outro faz algo que você não espera.


A sensação de traição não está presente somente no clássico, ou seja, quando uma pessoa fica com outra fora do relacionamento. A traição envolve a atitude do outro de uma maneira em geral.


Quando o outro age de forma diferente da que você espera ou, até mesmo, da que você faria, provavelmente é nesse momento que a sensação de traição surge. Essa sensação está muito próxima de outra: a Injustiça.

Quando nos sentimos traídos, parece que fomos atropelados por um caminhão, e ninguém viu a placa. É uma dor muito grande e, também, nos sentimos injustiçados.


Uma frase comum é: É muito injusto: fiz tudo por essa pessoa e ela me traiu!


Daí vem a sensação de injustiça, e é natural que queiramos responsabilizar o outro por tal atitude. Porém, o sentimento de traição é nosso.


Abra sua mente: se você vive em um mundo onde só as suas regras são éticas, provavelmente se sentirá traído muitas vezes, pois o outro terá que segui-las; e, caso contrário, estará traindo aquilo em que você acredita. Por outro lado, se você vive em um mundo de infinitas possibilidades, a atitude do outro não soará como traição, pois o outro é um ser diferente de você, e, por isso, possível de ter atitudes contrárias às suas. No entanto, isso não quer dizer que temos que concordar com a atitude do outro.

Essa forma de pensar nos tira da sensação de vítima e nos coloca no mesmo patamar da pessoa com a qual estamos nos relacionando.


Em vez de ficar preso nos próprios pensamentos, tentando entender ou mudar o que aconteceu, aceite. Lembrando-se de que: aceitar não quer dizer concordar. Aceite, é um fato, aconteceu o que você não esperava. Agora é hora de olhar para frente e pensar o que você pode fazer desse momento em diante.


Pergunte-se: Com essa atitude que a outra pessoa teve, ainda me coloco disponível para continuar essa relação? Isso fará bem a mim?

Lembre-se de que é possível sair do papel de vítima e fazer escolhas conscientes.


Como resolver essa dor ou, até mesmo, o medo de que a traição aconteça?