Você é ansioso? Como andam os seus pensamentos?


A ansiedade é uma emoção que está relacionada ao medo. Geralmente, pessoas ansiosas tendem a pensar mais sobre o futuro, sobre o que pode ou não acontecer.


O ansioso é um eterno preocupado! A preocupação pode ser produtiva ou improdutiva. Na mente do ansioso, geralmente são mais improdutivas do que produtiva. Uma preocupação produtiva ajuda você se preparar para o que está por vir, uma preocupação improdutiva, tensiona o emocional, aumenta a ansiedade e geralmente ativa o sistema de fuga, ou seja, o comportamento evitativo. É uma bola de neve! Quanto mais você se preocupa de maneira improdutiva, maior é o medo, e menos ação/movimento acontece na sua vida.


Mas o que seria uma preocupação improdutiva? É aquele modelo de pensamentos que você só faz questionamentos como: E SE acontecer...., ENTÃO vai acontecer aquilo... e no final do dia está exausto porque não conseguiu resolver nada e nem chegou a conclusão nenhuma. E ainda continua com medo tentando controlar mentalmente todas as varáveis possíveis para que nada de errado. Imagino que você já esteja cansado só de imaginar essa dinâmica de pensamento.


A preocupação produtiva, te ajuda a dar sentido na sua vida. Você tem um problema, busca uma solução, vai para a ação e resolve. Quando surgirem pensamentos relacionados a alguma preocupação, você pode avaliar se é produtiva ou improdutiva. Caso seja improdutiva, desconsidere o pensamento e parta para um próximo.


Perdemos muito tempo produzindo pensamentos que não nos leva a lugar nenhum.Procure direcionar os seus pensamentos para que eles te ajudem a ser mais eficiente na vida.


Psicóloga

Tatiana Auler

CRP 05/56969

25 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo