Você já disse isso?: “- Me desculpe, MAS…”


Quando alguém começa a frase, te pedindo desculpas, e logo após esse pedido ela fala a palavrinha “MAS”, você tem a sensação que ela está desconsiderando a desculpa que acabou de pedir? Pois é, isso é muito verdade.


Normalmente a frase é assim: “- Me desculpe, mas fiz isso por que…”


Agora, se você é essa pessoa que usa o “mas” após pedir desculpas, saiba que seu pedido é invalidado pelo outro. A pessoa que escuta o seu pedido de desculpas, quando introduzido o “mas”, não recebe a desculpa da mesma maneira como se não tivesse usado essa palavrinha. Isso acontece, por que a palavra “mas”, como você deve saber, é usada como oposição a algo que acabou de ser dito, então, você pede desculpas e logo depois “retira” a desculpa.


Assumir que está errado não é tarefa fácil para ninguém! Vivemos uma busca incessante pela conquista do troféu da perfeição. Assumir o erro é praticamente “voltar dez casas” no jogo da busca por ser perfeito e ser reconhecido por isso. Vou te falar uma coisa muito importante: um pedido de desculpas sem o “mas”, ou seja, sem que você justifique o seu erro com outro erro, fará com que o outro desculpe o seu “erro” de uma maneira mais leve e tranquila.


Assuma a responsabilidade pelos seus erros, se permita ser humano, faz parte do processo de evolução “escorregar” de vez em quando. E cuide de suas ações para que o tombo não seja muito grande.


Tatiana Auler

Psicóloga

CRP 05/56969

19 visualizações0 comentário

Contato

whatsapp-cinza.png

Navegação

© Instituto de Treinamento Auler Ltda. | CNPJ 25.289.131/0001-61 | Atendimento@institutoauler.com.br | Tel.: (21) 99740-1860. 

Criação Brothers Design