Você se sente culpado?


A culpa surge quando sentimos que deveríamos ter feito algo diferente daquilo que fizemos. Culpa e responsabilidade andam de mãos dadas.

Se você sente culpa, pode achar que poderia ter feito diferente e acreditar ser responsável por isso. Mas, provavelmente, entrou em conflito de escolhas. Escolheu fazer algo e deixou de fazer o que julga também ser importante. Quando escolhemos e temos a certeza de que estamos fazendo a escolha certa, assumimos a responsabilidade sem culpa.


Quando a culpa surge, aparece, também, uma sensação de arrependimento. Uma frase para ilustrar seria: ‘Sinto-me culpada. Se eu tivesse feito “isso”, não me sentiria assim.’ O problema é que, muitas vezes, o que achamos que é o “certo” a ser feito, pode não ser o que queremos fazer. Podemos, ainda, agir sem pensar e, somente depois, é que surge o pensamento que poderia ter feito diferente É aí que o conflito começa.


É realmente muito difícil saber qual a melhor escolha a se fazer em uma determinada situação. Quando falo de escolhas, significa você decidir se vai ficar ao lado da pessoa ou ir embora; se vai vender ou comprar; se vai ajudar o outro ou não…até a escolha de suas palavras, olhares e gestos. Tudo isso está no pacote das escolhas, e saber que você é o único responsável por tudo que faz é assustador!


Como sair dessa sinuca? A melhor dica que tenho é: aprenda a pensar, refletir sobre suas ações antes de fazê-las. Escute sua mente e sua emoção, encontrando o equilíbrio entre as duas. Quanto mais você agir conscientemente, pensar sobre suas escolhas e tomar decisões assertivas, menos culpado se sentirá.


Assuma a responsabilidade por suas escolhas e, se elas forem boas para você e não prejudicarem ninguém, já é um grande passo para estar no caminho certo.


Tatiana Auler Terapeuta: TISI: ALINHAMENTO ENERGÉTICO Técnica de Interpretação Simbólica Intuitiva