Você sempre diz “Não” antes de começar uma frase?

Atualizado: 13 de Mar de 2019


Você sempre diz “Não” antes de começar uma frase? Saiba que esse hábito pode prejudicar muito sua comunicação?


Quando alguém lhe diz algo, essa pessoa tem a intenção de se sentir compreendida. Se ao ouvir o que essa pessoa está lhe dizendo, você disser: Não, eu entendo! Por mais que a sua intenção seja boa, a primeira informação que entrará na cabeça da pessoa é a palavra “não”. E como você já sabe, a palavra “não” é de negação e totalmente contraditória ao: “Eu entendo!”


Esse “não” no início das frases é um prato cheio para a falha na comunicação!


Vamos trocar as posições? Agora, é você quem está falando para alguém… Observe que, quando escutamos a palavra “não”, automaticamente o nosso cérebro entende que o que estamos dizendo está sendo negado pelo outro, o que aumenta a necessidade de nos sentirmos compreendidos. A consequência é termos vontade de continuar explicando até que sintamos que o outro entendeu. Se a cada vez que você explicar, o outro responder: Não, claro! Entendi direitinho! Maior ainda é a sensação de não se sentir compreendido. Dá aquela sensação de estar faltando falar alguma coisa para encontrar apenas aquele: Entendi!


O diálogo se torna exaustivo quando não conseguimos passar a mensagem certa para o outro. São várias as falhas que temos ao nos comunicarmos e temos pouca noção disso. Portanto, fique esperto e observe as suas palavras, pois o cérebro é muito mais ágil para fazer associações do que imaginamos. Hábitos como esse, o de dizer “não” ao iniciar uma frase, pode te prejudicar nas relações ao ponto das pessoas não se sentirem mais confortáveis para te contar alguma coisa, ou até mesmo, te julgarem como uma pessoa rígida que não aceita a visão do outro, somente a própria.


Para que você não seja interpretado de maneira errada, mude esse hábito [se observando] e construa diálogos mais conscientes a partir de uma comunicação assertiva!


Tatiana Auler

Psicóloga

CRP:05/56969



26 visualizações0 comentário

Contato

whatsapp-cinza.png

Navegação

© Instituto de Treinamento Auler Ltda. | CNPJ 25.289.131/0001-61 | Atendimento@institutoauler.com.br | Tel.: (21) 99740-1860. 

Criação Brothers Design